janeiro 11, 2007
























Ok, vamos voltar ao antes do início ou algo do género como no Rei Leão 3 Hakuna Matata.

Como é que esta jornada com a música começou na minha vida?
Tom & Jerry é a resposta creio eu. Não me consigo recordar de nada mais longínquo que me possa ter estruturado na forma como aprecio a música actualmente.
Ainda antes de saber ler e escrever, as cassetes do Tom & Jerry já passavam no vhs lá de casa. (numa altura em que o vhs tinha acabado destronar o beta).
Passavam e rebobinavam e passavam e rebobinavam...
O tipo de humor ainda hoje caracteriza a minha personalidade, para o bom e para o mau.
A música, porque nem o gato nem o rato falavam, era a expressão dos intentos das personagens, das suas emoções, movimentos.
Vi anos mais tarde na televisão a pequena orquesta a fazer a banda sonora destes desenhos animados e fiquei admirado e nostálgico, ainda bem que foi anos mais tarde porque se tivesse sido na altura ia sentir uma espécie de "afinal o pai natal não existe?! precoce."
fantásticos desenhos animados, dos melhores que já vi até hoje. continuo consumidor assíduo pricipalmente há uns tempos para cá, porque o meu filho assim o exije.
mas quando os meus pais iam ao café depois do almoço ao fim-de-semana e eu e a minha irmã não queríamos ir, mal eles saíam nós íamos cuscar a gaveta dos Singles e a estante dos LP.
Dançavamos e corríamos e fazíamos coreografias ao som de: (lembras-te maninha?)


"BIG BISOU" joe dassin
(parlé)Approchez, approchez on va danser le big bisou
Big bisou en anglais ça veut dire gros baiser
Donnez-vous un baiser moelleux
A l'endroit que je vous indiquerai.
não sabíamos ler, muito menos francês pou inglês e por isso apelidávamos os discos
conforme as capas dos álbuns.
também da música do ursinho, paul maccarteney
música do crocodilo, elton john com o crocodile rock
e o compact disc, a última novidade, pelo que havia poucos cds, talvez cinco ao todo lá em casa.
um deles era o homem da banana, leonard cohen
o zeca afonso, eu vou ser como a toupeira.
os primórdios da aventura no mundo da música.


1 comentário:

Anónimo disse...

Lembro-me bem maninho, desses momentos só nossos a dançar e a rodopiar e a partir os biblôs lá de casa! E da minha obsessão por ballet lembras-te: “nhéu” põe o Bolero, vá lá!!!!!
É bom recordar a nossa infância!
Tenho saudades de fazer coisas de irmãos, aquelas brincadeiras parvas e engraçadas que sempre inventávamos, está tudo tão diferente!
Saudades de passar a noite toda (até a mãe nos vir dizer: Meninos! Xixi cama!) a desenhar nos estiradores, (com as nossas caixas de lata de lápis de cor com um passarinho na capa) íamos lavar os dentes vestir os pijamas e entrar no nosso beliche com edredões aos hipopótamos, mas antes disso víamos o Vitinho, (uma das primeiras músicas de que me recordo) … “Está na hora da caminha, vamos lá dormir”… mas primeira das primeiras foi a música que nascia de dentro de um boneco (não me recordo qual) sempre que se lhe puxava por uma corda presa na parte de trás, aquela música aparecia e era como que uma serenidade que me envolvia e eventualmente acabava por me adormecer (até porque era essa a razão fundamental, adormecer crianças totós!! Ehehehe!!)
Lembro-me de uma vez que houve uma festa na escola, eu pedi ao pai para me gravar numa cassete as melhores músicas, lembro-me de me ir deitar e o pai ficar até muito tarde a gravar a minha cassete especial! Mas no outro dia quando o pai me foi levar á escola e eu cheguei muito contente, puseram a minha cassete e só tocaram a primeira música “ O Pirilampo Mágico” fiquei muito triste, tinha feito o meu pai passar a noite toda a gravar músicas e só ouviram a primeira! …Recordações!... 
Beijocas!
Espreita: pedranomeusapato2.blogspot.com