O jogo de palavras/referências Now That I’ve Found You dá o nome à colectânea de êxitos da cantora-violinista norte-americana de country-bluegrass Alison Krauss.
Quando se pensa numa voz suave e fina surge geralmente a ideia de uma voz fraca. Alison Krauss tem a particularidade de não só ter uma voz do género angélico muito segura como se atrever a cantar, quase exclusivamente, num registo dentro dos limites da mais pura suavidade. Esta suavidade chega a ser de tal grau que, em alguns trechos, parece que só seria possível a uma criança emiti-la (o contraste com as notas cantadas logo a seguir e que exigem domínio técnico, por exemplo em vibrato, é particularmente bem conseguido). As músicas do álbum estão pensadas para este tipo de voz, o que quer dizer que se pode contar com um disco country focado nas baladas e músicas para descontrair e de feeling good (sentimentos agradáveis calmos ou ligeiramente exaltativos) em geral. As letras são as típicas do género com todo o tipo de variações populares sobre o tema do amor e da relação com deus (neste caso, em duas faixas).
O álbum caracteriza-se por composições próximas do estilo folk com letras que poderiam ser sobre outra coisa qualquer (excepção para Broadway sobre o artista country longe de casa). A intenção parece ser apenas a de desfrutar do prazer de ouvir a beleza e/ou a suavidade do som dos instrumentos - em particular as guitarras (incluindo a dobro), o violino, o banjo e, naturalmente, a voz. Mais para o final do álbum encontrar-se-á também o piano e a bateria (por exemplo na típica balada popular When You Say Nothing At All). Com graus diferentes, mas mais frequentemente acima da média, esta intenção é concretizada.
Tanto os apreciadores da parte específica de bluegrass que Alison Krauss ocupa, como a esmagadora maioria dos admiradores de country em geral, irão gostar do disco. Quem esteja fora encontrará elementos de interesse na proporção do seu nível de apreciação de aspectos melodiosos tradicionais, do som característico do country, de vozes do tipo já indicado, de emoções agradáveis ligeiras ou de descontracção e da irrelevância que der às letras cantadas.
Faixas em destaque e seus pontos fortes
Every Time You Say Goodbye
- música feeling good - banjo em primeiro plano e agradável cruzamento com o violino - encaixe perfeito da melodia na voz de Alison Krauss
In The Palm Of Your Hand
- características especiais da voz salientadas - som da guitarra - utilização melódica do violino
Sem comentários:
Enviar um comentário