Em 2006 e pela primeira vez na sua história, o concurso musical da Eurovisão teve como vencedor uma banda de hard rock - os Lordi. O atrevimento teve ainda maiores dimensões ao utilizar uma letra que é um auto-elogio ao próprio género, que despreza os restantes (em particular aqueles que o rodeiam naquele tipo de concurso pop-mais-que-mau) e tiradas certeiras que têm tanto de confiança como de humor (you will see the jokers soon 'll be the new kings).
O mais irónico de tudo isso era que Hard Rock Hallelujah era realmente hard rock, tinha elementos do metal (o canto em grunhido/growling/CMS-Cookie Monster Style) mas também não deixava de ser pop. Restava saber se aquela música era apenas a mais comercial do grupo, e escolhida para poder ganhar concursos populares e passar nas rádios, ou se os Lordi valiam mais do que isso.
A resposta é negativa. A impressão que se tem depois de ouvir The Arockalypse é que a música mais não é do que pop banal dos anos 80 anos um bocado mais acelerada, tocada com guitarras pesadas e com growling adicionado (apenas razoável no disco e fraco ao vivo). É certo que os elementos típicos do hard rock estão presentes e que se nota algum domínio na sua utilização. Contudo esta é feita com um cuidado quase milimétrico de modo a não afectar a estrutura pop. Nenhuma das faixas sai deste registo e acaba por ser o próprio Hard Rock Hallelujah, na sua versão integral, a ser a única que pode chamar mais a atenção. Do que é acrescentado, além da detestável repetição de certas partes da música, salientam-se mais dois pormenores típicos do hard rock - um vocalizo que, por mal feito, soa a idiota e um novo final mais prolongado e com guitarras e percussão mais pesadas. É divertido mas não passa disso.
Faixas em destaque: Hard Rock Hallelujah versão integral
Recomenda-se o resto do disco? Apenas para quem goste de pop-hard rock. De fugir para os restantes.
O mais irónico de tudo isso era que Hard Rock Hallelujah era realmente hard rock, tinha elementos do metal (o canto em grunhido/growling/CMS-Cookie Monster Style) mas também não deixava de ser pop. Restava saber se aquela música era apenas a mais comercial do grupo, e escolhida para poder ganhar concursos populares e passar nas rádios, ou se os Lordi valiam mais do que isso.
A resposta é negativa. A impressão que se tem depois de ouvir The Arockalypse é que a música mais não é do que pop banal dos anos 80 anos um bocado mais acelerada, tocada com guitarras pesadas e com growling adicionado (apenas razoável no disco e fraco ao vivo). É certo que os elementos típicos do hard rock estão presentes e que se nota algum domínio na sua utilização. Contudo esta é feita com um cuidado quase milimétrico de modo a não afectar a estrutura pop. Nenhuma das faixas sai deste registo e acaba por ser o próprio Hard Rock Hallelujah, na sua versão integral, a ser a única que pode chamar mais a atenção. Do que é acrescentado, além da detestável repetição de certas partes da música, salientam-se mais dois pormenores típicos do hard rock - um vocalizo que, por mal feito, soa a idiota e um novo final mais prolongado e com guitarras e percussão mais pesadas. É divertido mas não passa disso.
Faixas em destaque: Hard Rock Hallelujah versão integral
Recomenda-se o resto do disco? Apenas para quem goste de pop-hard rock. De fugir para os restantes.
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