março 24, 2007


“Quatro das melhores Vozes do Mundo”, “18 milhões de álbuns vendidos”.....é o que se pode ouvir na promoção da “banda” ou grupo ou lá o que é, de que vou falar....
Pois...vou falar dos IL DIVO...
Pois...não engraço com eles...mesmo que até tenham umas caritas larocas, sejam másculos e viris e despertem os meus instintos básicos de fêmea.....Não engraço com eles..não vou com a maré....
São apenas quatro bacanos a cantar umas covers pseudo-canto-lírico-comercialóide-para-sacar-guita-ao-povinho de umas quantas canções já conhecidas em toda a galáxia!!!
Ora, será isto Arte???Será isto boa música????
Para responder à primeira questão, tenho a dizer que não é Arte coisa nenhuma....uma coisa é desconstruir um objecto artístico e refazê-lo, com um sentido, with a purpose, tal como Andy Wahrol fez com o retrato da Marilyn Monroe, por exemplo. Outra coisa, como no caso do grupo de que estou a falar, é fazer versões à pressão, todas semelhantes, á boa maneira do Nosso Ford, de canções mais rodadas que uma trabalhadora da zona do Técnico e de Monsanto(digo-o sem faltar ao respeito destas trabalhadoras...)
Para responder à segunda pergunta, tenho a afirmar que para mim nem boa música é....Será no mínimo um aproveitamento comercial e capitalista, usando a música como meio....Mete nojo....
Lembram-me aquela febre de versões gregorianas de músicas pop....
Cantos gregorianos..de ir ao grego.....isso sim...

Sem comentários: